Certificação

O que é o FSC?

O FSC – Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, é uma organização não-governamental internacional fundada em 1993 por ambientalistas, pesquisadores e empresários, preocupados em conservar as florestas nativas existentes. Com sede em Bonn, na Alemanha, este conselho elaborou um conjunto de regras conhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, para orientar o manejo florestal de forma econômica e sustentável, conservando a biodiversidade e os direitos das populações próximas as áreas florestais.

O que é o FSC Brasil?

O Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada em 2001. Sua missão é difundir o manejo das florestas brasileiras conforme princípios e critérios que conciliam as boas práticas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica. Hoje o selo FSC é um dos selos verdes mais reconhecidos no mundo, com presença em mais de 75 países.

Para que serve?

A certificação florestal FSC é uma garantia de que a madeira utilizada em determinado produto ou matéria-prima é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, respeitando todas as leis vigentes no país. A certificação busca conciliar o uso da floresta e os seus benefícios sociais e ambientais, através da organização das atividades, redução do impacto da exploração, conservação da biodiversidade, aumento significativo da segurança no trabalho, regularização fundiária e relações humanas.

Cadeia de Custódia

Selo FSCA Certificação de Cadeia de Custódia FSC avalia se um determinado produto foi produzido com matéria-prima (papel) de florestas certificadas e outras fontes controladas. Nesse tipo de certificação há controle da procedência, do manuseio e o rastreamento da matéria-prima utilizada em todas as etapas de produção, desde a floresta até o produto final. Além de assegurar a origem florestal, essa certificação permite que os clientes da POLIARTE apliquem o selo FSC em seus materiais impressos.

Benefícios do FSC

• Empresa ecologicamente correta: orienta os consumidores a optarem por empresas que confirmam seu compromisso com a conservação do meio ambiente e com o desenvolvimento social e econômico do país.
• Impresso diferenciado: agregar valor ao impresso.
• Comunidade: contribui para a melhoria da qualidade de vida e respeito aos trabalhadores florestais e as leis trabalhistas brasileiras.
• Meio ambiente: permite o rastreamento do papel desde sua colheita até sua comercialização, garantindo a conservação dos recursos naturais: solo, água, fauna e a flora.